terça-feira, 31 de agosto de 2010

A origem das notas musicais

O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a nota, que representa um único som e suas características básicas: duração e altura.


Foi Guido d'Arezzo (995-1050) , monge italiano e regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana) o criador da pauta musical(o pentagrama) .Ele batizou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si, baseando-se em um texto sagrado em latim,” Ut queant laxis”, cantado pelas crianças do coral para que São João os protegesse da rouquidão:
                           UT queant laxis
                           REsonare fibris
                           MIra gestorum       Para que teus servos
                           FAmuli tuorum      Possam cantar em plena voz
                           SOLve polluti        O maravilhoso dos teus feitos,
                           LAbi reatum          Purifica-lhes os lábios impuros
                           SANcte Ioannes     O’ São João

      O sistema de Guido d'Arezzo sofreu algumas pequenas transformações no decorrer do tempo: a nota Ut passou a ser chamada de e a nota San passou a ser chamada de si (por serem as inicias em latim de São João, Sancte Ioannes), enquanto que a pauta ganhou linhas e espaços a mais, embora sua essência continue a mesma.
     Com o sistema de Guido d'Arezzo,as notas passaram a ser nomeadas do, re, mi, fa, sol, la, si em substituição à notação anterior, em que as notas eram nomeadas por letras , de A a G :
                 
                  A = lá  B = si  C = dó  D = ré  E = mi  F = fá  G = sol


    Como Guido d'Arezzo utilizou o italiano em seu tratado, o nome das notas se popularizou nesse idioma. Foi ele também o criador do solfejo, que permite ao estudante cantar as notas, seguindo sua posição na pauta.
    O que dá o nome às notas na pauta é a clave ( a “chave”) em que a partitura da música está escrita. As claves mais usadas são as de Sol na segunda linha e a de , na quarta linha - clave usada para os sons mais graves.




    Nas cinco linhas da pauta (se a clave for de sol) estão as notas mi, sol, si, re, fá. Nos espaços, fa,lá, dó, mi. Na clave de fá, a quarta linha é fá, etc...

   Conforme a melodia, podemos acrescentar linhas abaixo (mais graves ) ou acima (mais agudas) da pauta.
       A clave de sol é usada para os instrumentos de sons agudos, para a mão direita no piano e para as vozes de soprano, meio-soprano, contralto e tenor. Nesta clave, as notas abaixo do pentagrama são chamadas graves; as colocadas dentro da pauta, centrais e as colocadas acima do pentagrama, agudas.
     A clave de fá é usada para a mão esquerda no piano e para as vozes masculinas barítono e baixo .Facilita-se a leitura das notas na clave de fá, recorrendo-se à clave de sol e pulando uma nota: por exemplo, na clave de fá, o dó é mi, o ré é fá e assim por diante..
    Usa-se ainda a clave de dó na terceira linha, para viola. Já se usou para a voz de contralto. A clave de dó na quarta linha, anteriormente usada para a voz de tenor, é hoje usada para violoncelo nos sons agudos.
    Existem ainda diversos sinais musicais, que indicam tempo, andamento, pausa, alterações dos sons, divisão de compasso, mas isso para quem quiser saber mais...

                                                                                               ( Nelly )